sábado, 15 de dezembro de 2007

Garanta novas visitas,em seu site, quer saber como ????Facilite a vida de quem visita seu site, ajustando o conteudo, reduzindo o tamanho dos arquivos

Há alguns dias atras foi veiculada nos meios de comunicação a noticia de que 39 milhôes de pessoas no Brasil já possuem acesso a internet. Ja fui um internauta daqueles que nem sabe como entrar na internet, hoje estou mais atualizado, até blog e site já tenho. Fui usuario do BOL quando tinha um Mb de espaço na caixa de entrada (isso mesmo menos do que um disquete). Já padeci as agruras de possuir internet discada com PC infectado por vírus e coisa e tal. Já levei uma noite toda pra baixar uma misera pregação em Mp3 (e depois descubro que a qualidade do tema não valia a pena). Já cliquei naqueles banner que tem escrito "você recebeu uma mensagem deseja ler agora???"
Já visitei milhares de sites, o que encontrei em muitos deles (pelo menos a agrande maioria) é a variavel do mesmo problema.: despreocupação com o internauta.
Não pretendo aqui aparecer com um expert no assunto, reconheço que este tema provavelmente já foi tratado por outros, humildemente darei algumas dicas que serão uteis na criação ou manutenção de de sites e blogs.
Meus sites ainda não são um primor do webdesign, eu priorizo o conteudo, sempre penso no pessoal da internet discada, mas já estou chegando lá
Site com imagem em alta resolução é uma tribulação.Já visitei site que leva quase dois minutos pra abrir a página, isso só por causa de uma meia dúzia de imagem. O Picasa é uma maravilha, o corel, o fireworks e mais uma penca de programas fazem a redução do tamanho de um monte de imagens ao mesmo tempo num processo chamado "processo em lote". Hoje muitas maquinas digitais tiram fotos com 3 mb, pra baixar em um modem de 56 kbps leva um tempinho considerável.
Aqueles sites com uma abertura em flash, pra que aquilo????? tem uns que tem uma música em volume alto e nem tem botão de stop. Teve um site de um cantor gospel que a abertura dava 9Mb (sério,quem desejar saber qual era me escreva que eu conto) e nem tinha a opçã de pular a animação.
Aquelas sub-páginas onde o vsitante tem que clicar no "ENTRAR", isso foi util no passado pois garantia contagem dos visitantes do site, hoje com php, asp, e java script os relatorios estatisticos são precisos sem o uso deste recurso ultrapassado e estupido
Aqueles que compartilham mp3, meu DEUS eu mesmo já postei um mp3 de uma pregação com 100 Mb, claro nem sabia que existia sound forge, vegas, audacity (este totalmente gratis ao contrario dos anteriores que são pagos). Ainda hoje tem gente postando arquivo de audio com 70, 80 100 mb, e eu me pergunto pra que isso?? Arquivos deste tamanho são a falência de qualquer servidor. é desperdicio de trafego. Outra coisa mp3 de pregação não precisa estar em 320 Kbps, eu to cansado de colocar com 32 kbps e fica uma maravilha, inclusive quando pego um arquivo meio grande faço uma "lipoaspiração no arquivo" com o Audacity. Lembro que uma vez teve o pessoal de um site que me mandou um email desaforado porque eu questionei pra que eles estavam colocando um arquivo com uma alta qualidade( e tamanhi estupido), sendo que ninguém ia baixar. Longe de defender a pirataria (que será tema futuramente) se é pra baixar de grátis pra que som de CD???, quem quiser audio perfeito que compre o original. Eu fico feliz pelos irmãos que tem postado mp3 de pregações. Mas o que já conteceu comigo foi que quando os arquivos são grandes demais o download (principalmente na net discada) não completa e ai muitas vezes o internauta não volta mais.
Anuncios do google, já pensou um site de uma igreja pentecostal, batista ou presbiteriana com um anuncio do sagrado coração de maria???? Já estive em um site cristão com propaganda pornô (serio). No Adwords da pra fazer um filtro do tipo de anuncio que pode aparecer.

Ter que se cadastrar pra baixar arquivos é uma outra coisa estupida, e tem site que ainda manda uma mensagem de confirmação pro email da pessoa ( ta tudo bem é pra prevenir o spam) se o trem é de graça pra que complicar a vida do visitante????Existem inclusive portais que recusam parcerias com sites onde o cadastramento é obrigatório.
Textos longos demais são um convite para que o internauta saia do site, hoje ninguém tem tempo, as pessoas querem textos que lhes edifique, encoraje, desafie, mas isso em menos de uma folha. Na 2º grande guerra nenhum documento com mais de uma folha chegava até a mesa de Churchill
Facilite a vida de quem lhe visita, pense em quem vai vai lhe visitar e tome cuidado com a
poluição visual.
Amanha encerramos esse artigo

Nenhum comentário: